Os 07 passos para ABRIR uma EMPRESA. O que preciso para ABRIR uma EMPRESA? Precisa de um CNPJ?

Abrir sua própria empresa pode ser muito complexo, demandando a ajuda de diversos profissionais aptos a te orientar de uma forma correta. A viabilidade do negócio depende muito do time de profissionais que você escolhe para te prestar consultoria jurídica, assessoria contábil e análise de mercado.

Mas vamos lá. Procedimentos iniciais para abrir uma empresa:

  1. Encontre um CONTADOR. Você precisa de um contador para abrir e manter sua empresa. O contador será seu maior aliado para organizar seus negócios e manter tudo em dia.

  2. Procure ajuda de um ADVOGADO. Apesar de, na maioria dos casos, não ser necessário a presença de um advogado para abrir a empresa, este profissional vai diminuir muito as chances de você começar o negócio de uma forma equivocada e que custe mais dinheiro para você.

  3. Elaborar o CONTRATO SOCIAL da sua empresa. A elaboração do contrato social irá definir as participações de capital de cada um dos sócios do empreendimento, bem como definir quais serão as atividades da empresa e seu funcionamento (modelo tributário, participação dos sócios, etc). Já verificar, neste momento, em conjunto com seu contador e seu advogado, se a empresa se enquadra no Simples Nacional.

  4. Registrar o CONTRATO SOCIAL na Junta Comercial da sua Cidade.

  5. Requerer Alvará de Funcionamento. Para o obter, você precisa comprovar na prefeitura da sua cidade que reúne todas as condições exigidas por lei para exercer a atividade de sua empresa. Nesta hora a presença do Advogado será de grande valia.

  6. EM ALGUNS CASOS, requerer a Inscrição Estadual da empresa. Em alguns casos, a inscrição estadual deve ser obtida antes do alvará de funcionamento. Essa inscrição é obrigatória para empresas que prestam serviços de comunicação e energia, além das empresas dos setores do comércio, indústria e serviços de transporte intermunicipal e interestadual. É a partir dela que você recebe a sua inscrição no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

  7. Verificar se é necessário requerer licenças específicas de funcionamento. (Novamente, conte com seu Advogado para ajuda-lo).

Uma dica importante é sempre conversar com seu advogado sobre as formas de se fazer o planejamento tributário desde o início, a estruturação societária, registrar o acordo de sócios, fazer todas as formulações e contratos necessários para que a gerencia da sua empresa seja saudável.


Se você está querendo ABRIR a sua EMPRESA, conte conosco. Assessoria e Consultoria Jurídica Empresarial COMPLETA.


Especialmente, se você quer ABRIR a sua EMPRESA em Araguari-MG ou Abrir uma empresa em Uberlândia-MG, podemos fazer o trabalho de forma mais pessoal possível. Entre em contato nos meios abaixo:


Nossos contatos:


Whatsapp: (34) 99271-4018


Link direto para Whatsapp: https://whats.link/possoajudarmdadv


Telefone: (34) 99271-4018


Email: matheusduarteadvogados@gmail.com

 

Matheus José Santos Duarte - advogado OAB/MG 207.913

07 passos para abrir uma empresa. Como abrir uma empresa. Preciso de advogado para abrir uma empresa? Como posso abrir uma empresa?
Advogado Empresarial - Araguari-MG e Uberlândia-MG

#advogadodeempresa #assessoriajuridica #advogadoempresarial #empresarial #direitoempresarial #comoabrirempresa #abrirempresa #tirarcnpj #tercnpj #cnpj

11 visualizações0 comentário