Durante a faculdade de Direito raros são os momentos, pelo menos para mim foram, onde foram ensinadas técnicas de diminuição da judicialização e gestão de processos. Por conta do alto volume de conhecimento a ser repassado, ou por mera convenção, o ensino se limita ao estudo da atuação judicial, majoritariamente ou integralmente.
Entretanto, no século XXI, principalmente em tempos difíceis como o que vivemos, a atuação judicial está cada vez mais mitigada, por custos e demora. Nesse sentido, o advogado surge como uma figura essencial no papel de negociação e gestão negocial, notadamente aqueles que tem uma formação interdisciplinar e conhecimento verticalizado em outras disciplinas além da judicialização.
Portanto, o serviço jurídico pode ir além da defesa judicial, atuando como negociadores, como presença e orientação na tomada de decisões. Podemos concluir que a advocacia moderna é pautada em preceitos que vão além de toda a visão de que escritórios são apenas "contenciosos" - atuantes no judiciário.
Se você busca uma orientação negocial, ajuda no processo de tomada de decisões empresariais, ou mesmo defesa perante o judiciário, não deixe de nos consultar. Clique abaixo:
Comentários